domingo, 16 de março de 2008

O Empreendedorismo e a Globalização

Luiz Fernando Garcia*

"Tal como foi nos tempos primitivos, quando o homem das cavernas descobriu como moldar o barro, trabalhando a argila e fabricando os primeiros utensílios de cerâmica, a ação empreendedora do homem possibilitou-lhe intervir, transformar e dominar o meio ambiente criando e inovando, avançando sempre na busca de novos patamares de produção, de melhores níveis de qualidade de vida.

Foi a manifestação e o exercício desta ação, demonstrada por nossos antepassados, que fez a humanidade perpetuar-se; e, por isso, renascer continuamente em nosso meio. A sociedade moderna, cada vez mais urbanizada, necessita de pessoas empreendedoras, capazes de criar empresas privadas ou qualquer outro tipo de organização, para gerar bens e serviços destinados a satisfazer as necessidades de uma população mundial crescente.

Quem decide criar uma empresa, especialmente neste início do século XXI, tem importância vital para a nossa sociedade, pois são grandes os desafios, como o aumento da produção de alimentos, a construção de habitações, a fabricação de medicamentos, entre outras prioridades. Superá-los requer a ação decisiva de empreendedores dispostos a capitanear empresas industriais, comerciais e de serviços..."

Fonte: Portal HSM On-line (http://www.hsm.com.br/editorias/empreendedorismo) 11/12/2007.


Este trecho mostra bem o espírito empreendedor e sua importância na atualidade, admiro pessoas empreendedoras, que buscam soluções através de novas idéias e conceitos. Essas pessoas me causam um certo fascínio. Acredito que o empreendedorismo é essencial para o mundo de hoje em constante mudança, globalizado, onde a informação e o conhecimento podem ser disseminados com mais facilidade.

Nenhum comentário: